segunda-feira, 15 de julho de 2013

Seleção Pública para orientador de Libras do Pronatec em Guarabira

Estão abertas até o dia 21 de julho as inscrições para a seleção pública de profissionais para ocupar o encargo de bolsista – orientador do Pronatec no Campus Guarabira.
Há duas vagas disponíveis. É necessário ter formação na área de Libras, para atuar como intérprete. As inscrições estão sendo realizadas através do e-mailpronatec@ifpb.edu.br, com o assunto“Bolsista Orientador – Seleção Pública Simplificada – Pronatec – Edital nº199/2013”, seguido do Campus de atuação.
O e-mail deverá conter a ficha de inscrição e o currículo vitae do candidato. É necessário também enviar as cópias do RG, CPF, comprovante de residência, diplomas e/ou certificados de graduação ou de pós-graduação legalmente registrados, assim como o termo de disponibilidade, com o horário/turno, e a autorização do órgão/instituição de origem para atuar no PRONATEC.
A carga horária de trabalho é de 12 horas semanais. O valor da bolsa é de R$36,00 por hora de trabalho.
Dentre as competências do orientador estão: acompanhar as atividades e a frequência dos estudantes, atuando em conjunto com os demais profissionais para prevenir a evasão e aplicar estratégias que favoreçam a permanência; articular as ações de acompanhamento pedagógico relacionadas ao acesso, à permanência, ao êxito e à inserção sócio-profissional; realizar atividades de divulgação junto aos demandantes, apresentando as ofertas da instituição; promover atividades de sensibilização e integração entre os estudantes e equipes da Bolsa-Formação; articular ações de inclusão produtiva em parceria com as agências do Serviço Nacional de Emprego(SINE); e prestar serviços de atendimento e apoio acadêmico às pessoas com deficiência.

*Patrícia Nogueira - Jornalista do IFPB / Reitoria / Ascom

sábado, 6 de julho de 2013

CAMPUS GUARABIRA REALIZA PRIMEIRA CERTIFICAÇÃO DO PRONATEC


Auditório do campus acolheu alunos e autoridades.
“Um sonho realizado!” As palavras de Marinézio dos Santos, do curso de Locutor e Apresentador, definiram o sentimento de todos os alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do campus Guarabira, que receberam seus certificados de conclusão, no dia 03 de julho.
A solenidade de certificação aconteceu no auditório do campus e contou com a presença do Magnífico Reitor em Exercício, Professor Paulo de Tarso da Costa Henriques; dos Diretores Umberto Gomes (Geral), Abdallah Arcoverde (Desenvolvimento do Ensino) e Leewertton Marreiro (Administração e Planejamento); da representante da Coordenação Geral do Pronatec, Cláudia Pereira; do Coordenador Adjunto do Programa, Golbery Chagas; e do Gerente Regional de Educação, João Francisco Bezerra.
Ao todo, foram certificados mais de sessenta alunos dos cursos de Operador de Computador, Locutor e Apresentador e Operador de Áudio. “Esse resultado só foi possível graças à dedicação dos alunos e do empenho da unidade ofertante, o IFPB campus Guarabira, e de cada unidade demandante, a exemplo do Governo do Estado, através da Segunda Gerência Regional de Ensino, e da Prefeitura Municipal de Guarabira, através da Secretaria de Ação Social”, afirma Golbery Chagas.
            Em seu discurso, o Reitor em Exercício, Paulo de Tarso, parabenizou os alunos, servidores e professores do campus Guarabira que participaram dos cursos. “É importante destacar que o IFPB sempre estará de portas abertas para contribuir com a formação de todos os concluintes em outros momentos. Espero que esse tenha sido o primeiro passo na qualificação profissional de cada aluno e que eles voltem ao Instituto, como estudantes de outros cursos”, frisa.
            Já o Diretor Umberto Gomes ressaltou a importância do Pronatec no âmbito do IFPB e na formação de profissionais da região. “Através da formação das turmas, oferecemos oportunidades à população da região de Guarabira que necessita de qualificação para o mercado de trabalho, salientando que essa é uma pequena mostra do compromisso institucional que firmamos quando da implantação deste campus”.

            Durante a solenidade, também foram reconhecidos os esforços de instituições externas e de servidores do Instituto que colaboraram para o sucesso do programa, através da entrega do certificado de “Amigo do Pronatec” à direção do campus e a representantes da Segunda Gerência Regional de Educação e da Coordenação Geral do Programa.
Verônica Rufino - Chefe de cerimônia

TV IFPB prestigia evento
Composição da mesa de solenidade

terça-feira, 2 de julho de 2013

Pronatec abre seleção pública para professor em cinco campi. Podem candidatar-se profissionais tanto do IFPB, como externo.

02/07/2013 às 11h25
Pronatec abre seleção pública para professor em cinco campi
Está aberto até o dia 16 de julho o processo de seleção pública simplificada para contratação de professores dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.
Há vagas para os campi de Guarabira, João Pessoa, Patos, Picuí e Princesa Isabel. Poderão participar da seleção servidores ativos, inativos, além de profissionais que não integram o corpo de servidores do IFPB.
Para se inscrever é necessário protocolar a documentação exigida no edital nos setores de protocolo dos campi onde deseja concorrer. O requerimento deve ser destinado à Coordenação Adjunta do Pronatec seguido do campus de atuação, com o seguinte assunto: “Inscrição Processo de Seleção Pública Simplificada Professor Pronatec – nº do edital”.
Deverá ser encaminhada a Ficha de Inscrição (Anexo II), acompanhada do Curriculum Vitae (Anexo III) além das cópias dos documentos de RG, CPF, Título de Eleitor, comprovante de residência e comprovantes de titulação acadêmica.
O prazo de duração das atividades do Professor Bolsista está condicionado às pactuações de cursos FIC programados para o ano de 2013 pela Coordenação Adjunta do PRONATEC nos campi.

Acesse abaixo os links com os editais: