quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

SAIBA COMO FUNCIONA O PRONATEC!


O Pronatec é amplo e engloba diversas modalidades ou recortes de beneficiários: Pronatec Bolsa-Formação Estudante e Trabalhador, Pronatec Jovem, Pronatec Campo, Pronatec Copa para Empresa, Pronatec Brasil Sem Miséria dentre outros.
Temos parcerias com diversos demandantes: Secretaria Estadual de Educação, através de várias de suas escolas de ensino médio; Prefeituras, mediante as Secretarias de Ação Social em seus Centros de Referência em Assistência Social (CRAS); Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (FUNDAC), com cursos para quem cumpre medida socioeducativa, além de outros Ministérios como o da Defesa, com a Marinha e Secretaria dos Portos, e do Trabalho e Emprego, pela sua Secretaria Regional, com trabalhadores que estão no Seguro Desemprego. O Sistema Nacional de Emprego (SINE) também encaminha pessoas a procura de trabalho para se capacitarem através dos cursos que o IFPB oferece no Pronatec.
Os demandantes são os responsáveis pela captação e matrícula dos alunos. Por isso há matrícula do Pronatec nos CRAS, nas antigas Delegacias Regionais de Trabalho, nas agências do SINE. Quando a turma não está completa e faltam poucos dias para o início das aulas, as vagas são ofertadas online no site http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/ e qualquer pessoa dentro dos critérios pode se inscrever e até ficar dentro de um banco de reserva à espera da vaga.
Dependendo do curso, o perfil de escolaridade exigido pode mudar. Em muitos cursos do Pronatec Campo, pactuados com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, por exemplo, não é preciso ter completado o ensino fundamental para que o interessado possa iniciar as aulas. Em cursos do Pronatec Jovem, há várias turmas formadas com estudantes que fazem o ensino médio em escolas do Estado. Em outros cursos, é preciso ter o ensino médio concluído para poder participar das aulas.
O IFPB é o responsável por ministrar os cursos e ofertar o material didático e fardamento. Através de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os alunos recebem vale-transporte e vale-alimentação. A grande maioria dos cursos que ofertamos é na modalidade FIC, ou seja, Formação Inicial e Continuada. São cursos de curta duração, voltados para a capacitação profissional. Mas, também ofertamos cursos que se desenvolvem concomitante ao ensino médio que os estudantes cursam em escolas públicas, é o que temos em Monteiro e em Picuí.
Todos os 10 campi do IFPB oferecem cursos do Pronatec: Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Sousa. Agora também vamos ter cursos em unidades remotas, cidades em que o IFPB ainda não está instalado, mas terão um pólo avançado (unidades remotas) ou CVT (Centro Vocacional Tecnológico) em parceria com as Prefeituras.
 Confira os locais de pré-matrícula ou informações junto aos demandantes nesse link.


quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS DO PRONATEC IFPB, CAMPUS GUARABIRA, EM 2014


ÁREA DE ABRANGÊNCIA:


Em 2014, o Pronatec IFPB, campus Guarabira, atuará em 13 cidades do brejo paraibano: Guarabira, Duas Estradas, Serra da Raiz, Pilões, Itapororoca, Tacima, Sertãozinho, Jacaráu, Dona Inês, Lagoa de Dentro, Riachão, Belém e Solânea. Só em Guarabira serão 11 cursos ofertados no primeiro semestre de 2014: 08 nas seguintes unidades: Cras centro e anexo, Cras Cordeiro, Cachoeira dos Guedes, Sítio Passagem, Sítio Cabôco, Sítio Tananduba e Bairro Mutirão e 03 na sede do campus (prédio do antigo Caic). A relação de todos os cursos por município pode ser observada a seguir ou acessada nos seguintes links: https://app.box.com/s/o4cw3ecpqe80ut62uj9d   e   https://app.box.com/s/46ivtkgxspcx22cpkt6x



QUEM PODE SE INSCREVER? 


 De acordo com a lei do Programa: 

O Pronatec atenderá prioritariamente: 

I - estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos; 
II - trabalhadores; 
III - beneficiários dos programas federais de transferência de renda;  
IV - estudante que tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, nos termos do regulamento. 

§ 1o Entre os trabalhadores a que se refere o inciso II, incluem-se os agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores. 
§ 2o Será estimulada a participação das pessoas com deficiência nas ações de educação profissional e tecnológica desenvolvidas no âmbito do Pronatec, observadas as condições de acessibilidade e participação plena no ambiente educacional, tais como adequação de equipamentos, de materiais pedagógicos, de currículos e de estrutura física. 
§ 3o As ações desenvolvidas no âmbito do Pronatec contemplarão a participação de povos indígenas, comunidades quilombolas e adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. 
§ 4o Será estimulada a participação de mulheres responsáveis pela unidade familiar beneficiárias de programas federais de transferência de renda, nos cursos oferecidos por intermédio da Bolsa-Formação. (Incluído pela Lei nº 12.816, de 2013)

QUANDO SE INICIAM AS INSCRIÇÕES? 

As inscrições serão realizadas de 27 de janeiro a 03 de fevereiro e serão realizadas nos seguintes locais:

Guarabira: 2ª Gerência Regional de Ensino, que está situada na Rua Dr. Sales, 30 – Centro, próxima ao Colégio da Luz. CRAS dos bairros: Centro e Cordeiro

Demais municípios: Cras locais

PROCESSO SELETIVO:

No campus e em todas as unidades remotas, a seleção dos alunos será pelos primeiros candidatos que se inscreverem. Por exemplo: Se a turma é 30 alunos, então os trinta primeiros inscritos formarão a turma. Se a turma for composta de 40 alunos, então os quarenta primeiros inscritos formarão a turma. Quem se inscrever após o limite da turma ficará no cadastro de reserva.

 DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA PRÉ-MATRÍCULA E MATRÍCULA:

*Identidade (XÉROX);

*CPF (XÉROX);

*Comprovante de residência (XÉROX);

*Número do NIS/PIS/PASEP (BASTA O NÚMERO - PODE SER SOLICITADO NA SEDE DO BOLSA-FAMÍLIA DE QUALQUER MUNICÍPIO OU NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL);

*DADOS BANCÁRIOS: CÓPIA DA FRENTE DO CARTÃO (CONTA CORRENTE OU POUPANÇA DE QUALQUER BANCO);

*1 FOTO 3X4.

DURAÇÃO DOS CURSOS:

Cada curso possui carga horária de 240h. São ministrados de segunda a sexta-feira em turno e horário ainda a ser definido e previstos de serem concluídos em até cinco meses.

 MAIS INFORMAÇÕES: