sábado, 1 de fevereiro de 2014

Pronatec seleciona professor nos campi Guarabira e Cabedelo

Pronatec seleciona professor nos campi Guarabira e Cabedelo


Pronatec seleciona professor nos campi Guarabira e Cabedelo
O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) divulgou dois editais de seleção para professores que queiram trabalhar no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) nos Campi de Guarabira e Cabedelo. A atuação é para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) previstos para o ano letivo de 2014. Essa seleção também é aberta a profissionais que não pertencem ao quadro do IFPB e não gera qualquer vínculo empregatício com a instituição.
Em Cabedelo, a inscrição vai até o dia 7 de fevereiro, no Protocolo do Campus, em sua sede definitiva no Jardim Jericó. Acesse nesse link o edital com todos os detalhes sobre a seleção e os anexos contendo a tabela de vagas e os documentos a serem preenchidos.
Em Guarabira, a inscrição é de 30 de janeiro a 13 de fevereiro, no Campus. O edital e os anexos estão nesse link. 
As disciplinas são variadas, para formados em Letras (Francês, Espanhol, Língua Portuguesa), Informática, Sociologia, Libras, Direito, Comunicação Social, Administração, Turismo, Psicologia, Educação Artística, Matemática, Gastronomia, Filosofia, Gestão Comercial, Educação Física, entre outras.
O professor do Pronatec é pago através de bolsa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no valor de R$ 50 a hora-aula. Candidatos devem ficar atentos ao horário de funcionamento do Protocolo e ao preenchimento e entrega de toda a documentação comprobatória. Há exigências específicas para os profissionais que fazem parte da rede pública de educação. Quem não integra o setor público pode ter desconto no valor a ser recebido. O interessado pode se inscrever para até três disciplinas, desde que atenda o perfil exigido.
A seleção é feita mediante análise curricular. Mas para os candidatos que não comprovarem experiência mínima de docência de um ano ou não tiveram título de licenciatura é prevista uma prova de desempenho didático-pedagógica. Em algumas disciplinas, excepcionalmente, não preveem a prova de desempenho, somente a análise curricular. Os professores podem ser convocados ao longo do ano. Serão homologados os nomes dos cinco primeiros de cada disciplina.
Em Cabedelo, são 54 disciplinas. Há oito cursos com necessidade de professor e muitas disciplinas são voltadas para profissionais da Estética, nos cursos de Cabeleireira e Maquiagem. Entre os cursos estão alguns de Idiomas e outros para a área de serviços como Recepcionista e Cozinheiro.
Em Guarabira, estão previstas aulas em comunidades rurais, fora do Campus do IFPB, e também em outros municípios da região como Belém, Tacima, Duas Estradas, Riachão, Dona Inês, Jacaraú, Pilões, Solânea, Lagoa de Dentro, Itapororoca, e Sertãozinho. São mais de 300 vagas. Entre os cursos estão o de Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Secretaria Escolar e Auxiliar de Recursos Humanos.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

Pronatec abre inscrições para cursos de três campi do IFPB; 1,4 mil apenas na região de Guarabira

Pronatec abre inscrições para cursos de três campi do IFPB; 1,4 mil apenas na região de Guarabira
  
31/01/2014
Pronatec abre inscrições para cursos de três campi do IFPB; 1,4 mil apenas na região de Guarabira CIDADES 0
São milhares de vagas em Cabedelo, João Pessoa e na região de Guarabira
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) encontra-se com inscrições abertas para cursos ministrados pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) nos campi de Cabedelo, João Pessoa e Guarabira. As inscrições devem ser feitas junto aos demandantes que são as Prefeituras e o Estado. São mais de 1400 vagas na região de Guarabira, cerca de 720 vagas em João Pessoa e 240 em Cabedelo.

Os documentos obrigatórios para pré-matrícula e matrícula são cópias da Identidade; CPF; Comprovante de residência; Número do NIS/PIS/Pasep (pode ser solicitado na sede do Bolsa-Família de qualquer município ou na Caixa Econômica Federal) e dados bancários (pode ser cópia da frente do cartão da conta corrente ou poupança) e foto 3X4.

Os cursos com vagas abertas são de Formação Inicial e Continuada (FIC) com duração média de três meses de aula. O programa tem como público prioritário os beneficiários de programas sociais e alunos de escolas públicas, mas é aberto a qualquer pessoa da comunidade. O estudante recebe fardamento, material didático e auxílio para o transporte e alimentação no horário das aulas e tem suporte para inserção no mercado de trabalho.

Em Cabedelo, são turmas de Francês básico e avançado, Inglês básico e avançado, Espanhol básico e Intérprete de Libras. Segundo a coordenadora Keitiana Souza, a pré-matrícula dos cursos de línguas terá início no dia 3 de fevereiro na Secretaria Municipal de Ação Social e através da Secretaria de Educação do Estado. Os cursos de Idiomas devem ocorrer aos sábados.

Em João Pessoa, os cursos são de Auxiliar de Recursos Humanos, Auxiliar administrativo, Organizador de Eventos e Operador de Telemarketing. As aulas estão previstas para começar a partir de 10 de março e devem ser à noite. De acordo com o coordenador Franklin Figueiredo, 16 turmas devem funcionar na Escola Presidente Médici e duas no campus do IFPB em Jaguaribe.

Confira o endereço dos CRAs da Capital onde ocorrem as inscrições http://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/sedes/cras/ ou dos Centros de Referência da Cidadania (CRCs) http://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/sedes/crc/ Podem ser feitas também em escolas estaduais para os alunos da rede.

Em Guarabira, as inscrições já estão finalizando nesse dia 3 de fevereiro. Entre os cursos Atendente de lanchonete, Auxiliar administrativo, Inglês básico e Vendedor. O coordenador Golbery Chagas destaca que muitos cursos vão ocorrer em comunidades rurais. As inscrições são feitas na 2º Gerência de Ensino, na Emater e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Haverá turmas em Duas Estradas, Serra da Raiz, Pilões, Itapororoca, Tacima, Sertãozinho, Jacaraú, Dona Inês, Lagoa de Dentro, Riachão, Belém e Solânea.



Assessoria – IFPB